Cadeiras de rodas são entregues em Porto União

11/10/2011 11:41

 

 

O jovem Marcio José Rodrigues e o pequeno Kauan Martins, portadores de necessidades especiais, receberam um grande presente na manhã de segunda-feira, 10. Por meio de recursos disponibilizados pelo Conselho das Comunidades de Porto União, indicados pela Secretaria de Saúde, os dois receberam cadeiras de rodas especiais. 

  

Márcio, de 28 anos, é morador do bairro São Francisco e não conseguiu esconder a felicidade em ver a sua nova cadeira de rodas. “Nos últimos dias ele não falava em outra coisa a não ser nessa cadeira. Era uma ansiedade só”, exclamava a mãe de Márcio, Vilmaris. O jovem freqüenta a Apae durante as tardes e agora com a sua nova locomoção a cadeira antiga poderá ser utilizada por outra pessoa. “Pode levar a outra, pode levar”, disse Márcio já em sua nova cadeira.

  

Já o pequeno Kauan, de cinco anos, morador do Morro da Cruz, ainda não possuía nenhuma cadeira e agora vai passear na rua com sua nova locomoção. “Agora vai ser mais fácil nos tratamentos de Kauan, pois sempre andamos em Florianópolis carregando ele no colo e como ele está crescendo, está bem mais pesado”, disse a mãe Sandra.

  Tanto Sandra como Vilmaris utilizam bastante o sistema de saúde para realizar os tratamentos de seus filhos. “Sou muito bem atendida e sempre que busquei ajuda consegui”, explica Vilmaris, que tem uma agente comunitária de saúde de olho na família. A agente Eleilane Gracieli Ulieniki é quem faz o trabalho periódico de acompanhar a família. “Ela é meu anjo da guarda”, diz Vilmaris.   

O Prefeito Renato Stasiak e o Secretário de Saúde Jair Giraldi acompanharam a entrega das cadeiras. Para eles o trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde é essencial para atender bem a população. “Além da estrutura nos postos de saúde, os Agentes Comunitários tem esse fundamental papel em  buscar nas residências as necessidades dos moradores”, explica Giraldi.  Porém, o trabalho não se resume somente nisso. “Temos como objetivo, além de tratar as doenças, trabalhar a prevenção delas e é isso que temos proporcionado em todos os nossos programas de saúde”, diz o Prefeito Stasiak.   

 

 

 

 

CRÉDITOS: ASSESSORIA DE IMPRENSA- PREFEITURA DE PORTO UNIÃO

Além das duas cadeiras especiais, mais seis cadeiras de rodas simples foram adquiridas para serem utilizadas por usuários do Sistema de Saúde de Porto União, totalizando R$ 5.178,00.